5 dicas para saber como estudar raciocínio lógico para concursos

Como estudar raciocínio lógico para concurso

Saiba como estudar raciocínio lógico para concurso de forma eficaz para ter o seu melhor desempenho na hora da prova. Afinal, com a preparação correta você pode garantir a sua vaga no serviço público e alcançar o sonho da estabilidade na carreira.

O que é raciocínio lógico?

Pessoa com duvida sobre como estudar raciocínio lógico para concurso

Quando você vê essa matéria no edital, parece que é o tipo de coisa que só os gênios entendem. Mas, a disciplina tem muito a ver com as escolhas do dia a dia e de como você consegue observar dados e informações ao seu redor para chegar a uma conclusão.

Essa disciplina tem sua origem na Grécia Antiga, o berço da filosofia. Então, foram os filósofos mais famosos dessa região que criaram os métodos. 

Eles eram usados para explicar a natureza e outras questões da humanidade por meio da observação e do pensamento lógico. A maioria deles buscava encontrar respostas para todas essas perguntas sem usar uma explicação religiosa. 

Por isso, até os dias de hoje os princípios desses métodos estão presentes na vida de quem quer saber como estudar raciocínio lógico para concurso.

5 dicas de como estudar raciocínio lógico para concurso

Raciocínio lógico

Fora os ambientes acadêmicos, esse conteúdo também aparece muito nos editais para concursos públicos em todo o país. Afinal, espera-se que qualquer servidor tenha habilidade para resolver questões lógicas no seu ambiente de trabalho.

Para entender como estudar raciocínio lógico para concurso,conheça algumas dicas. Elas farão toda a diferença tanto no seu rendimento quanto na hora da prova. Assim são elas:

  1. Entenda os princípios da lógica;
  2. Analise o conteúdo de raciocínio lógico no edital;
  3. Veja os conteúdos que mais caem nas provas;
  4. Conheça livros para estudar raciocínio lógico;
  5. Escolha a melhor forma de estudar.

1 – Entenda os princípios da lógica

Lógica

Para saber como estudar raciocínio lógico para concurso, um dos conteúdos básicos da matéria é o estudo dos princípios da lógica. Eles são fáceis de identificar e memorizar, porque são apenas três:

  1. Identidade;
  2. Não contradição;
  3. Terceiro excluído.

Como estudar raciocínio lógico para concurso: 3 princípios lógicos básicos

O primeiro afirma que um indivíduo ou objeto sempre será igual a ele mesmo. Assim, não tem como Ana ser Glória, porque ela só pode ser ela mesma. Ou seja, A é igual a A. 

Já o segundo princípio diz que um ser não pode ser duas coisas opostas ao mesmo tempo. Por exemplo, não se pode dizer que um carro é branco e que ele não é branco ao mesmo tempo, porque é uma contradição.

O último princípio do raciocínio lógico, por fim, propõe que nas sentenças com apenas sujeito e predicado só existem duas alternativas. Então, não existe uma terceira opção, a sentença só pode ser afirmativa ou negativa.

Isso foi apenas um resumo da matéria, portanto, não deixe de se aprofundar nela durante sua preparação e treinar com exercícios. Afinal, com eles você consegue tanto fixar o conteúdo quanto melhorar seu desempenho em provas.

2 – Como estudar raciocínio lógico para concurso: analise o conteúdo no edital

Pessoa estudando os editais

Para qualquer processo seletivo que queira participar, ler o edital é essencial para não se esforçar em vão. Portanto, veja com atenção esse documento e faça uma lista do conteúdo programático da sua prova.

Nesta parte, está tudo que você precisa saber para saber como estudar raciocínio lógico para concurso. Então, não caia na armadilha de tentar aprender mais ou menos do que o edital está exigindo. Assim, há o risco de perder tempo em assuntos inúteis.

Veja o que fazer quando o edital ainda não está publicado

Caso o concurso que deseja ainda não tenha divulgado o conteúdo programático, ler os editais antigos também é uma boa alternativa. Em geral, poucas coisas mudam de um para o outro, exceto alguns detalhes.

Um ponto para prestar atenção na hora de fazer isso é a instituição que está organizando o seu concurso. Portanto, escolha um documento anterior da mesma banca organizadora, porque cada uma tem um perfil de prova diferente.

3 – Saiba como estudar raciocínio lógico para concurso: assuntos que mais caem

Apesar de cada edital selecionar o conteúdo de forma única, existem os assuntos que são os clássicos das provas dessa matéria. Sendo assim, caso já tenha alguma afinidade com a disciplina, pode começar a estudar levando em conta a quantidade de ocorrência.

Conheça os conceitos essenciais para sua prova

prova de raciocínio lógico

Para saber como estudar raciocínio lógico para concurso dessa forma siga a complexidade da matéria. Por exemplo, inicie com os conteúdos mais básicos e continue quando ver que já assimilou. Então, alguns temas essenciais e mais simples são:

  • Lógica sentencial;
  • Proposição;
  • Estruturas lógicas;
  • Conectivos lógicos;
  • Tabela-verdade;
  • Negação e equivalência.

Após dominar tudo isso, você pode avançar nos conteúdos que mais caem e também apresentam maior grau de dificuldade. Afinal, é provável que a sua prova tenha todos esses níveis. Portanto, alguns deles são:

  • Associação lógica;
  • Noções de lógica e argumentação;
  • Diagramas lógicos;
  • Lógica das situações;
  • Princípios de contagem e probabilidade;
  • Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

4 – Leia livros para estudar lógica para concursos

Livros sobre como estudar raciocínio lógico para concurso

Uma excelente maneira de aprender assuntos teóricos como esse é por meio da leitura ativa de livros. Assim, conheça duas opções ótimas para saber como estudar raciocínio lógico para concurso.

Livros de autoridades no assunto

O primeiro é uma obra do professor e engenheiro eletrônico Samuel Liló Abdalla. Nesse livro, o autor reúne os principais assuntos da matéria presentes em provas do nível médio e superior do país inteiro. Inclusive, dos mais concorridos como o do Banco do Brasil.

Já o segundo livro, do professor Fabrício Mariano, faz parte de uma coleção que é especialista para esse estilo de seleção. Assim, a parte prática com exercícios é um destaque e ótima para quem  quer saber como estudar raciocínio lógico.

Ambos podem ajudar na sua compreensão do raciocínio lógico de forma mais completa. Afinal, os dois autores escolheram os assuntos que mais caem em prova. Portanto, não deixe de conhecer esses ótimos instrumentos para sua preparação.

5 – Como estudar raciocínio lógico para concurso: métodos de concentração

Pessoa concentrada

Um dos maiores obstáculos quando se quer aprender algo não é a dificuldade da matéria, mas sim sua dedicação para aprendê-la. Ainda que seja difícil, crie maneiras para impedir seu cérebro de criar desculpas para não estudar.

Além de definir os dias da semana e as horas que pretende passar em frente aos livros, escolha também como manter o foco. Por exemplo, elimine as distrações das redes sociais, TV e tudo que puder fazer você levantar na hora do estudo. Como estudar raciocínio lógico para concurso é algo que precisa continuar na sua mente por um tempo, também descubra a melhor forma de aprender. Afinal, cada pessoa consegue melhorar o desempenho usando técnicas específicas.

Veja também o nosso artigo: 4 Dicas para passar em qualquer concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima