Método de estudo pomodoro: conheça aqui

Método de estudo pomodoro

Dá para encaixar o método de estudo pomodoro na hora de estudar para concursos públicos. Isso porque, essa técnica é muito útil para manter a atenção e diminuir o estresse nesse momento onde a concentração é a peça chave para reter o máximo de conteúdo.

Conheça o método de estudo pomodoro

Pessoa estudando com o método de estudo pomodoro

Essa técnica foi criada no final dos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo. É uma forma de aumentar a produtividade nos estudos. Para isso, o inventor usou um alarme de cozinha para organizar as tarefas.

Seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava por 25 minutos. Além disso, fazia um barulho alto no final do prazo. Portanto, o objetivo era utilizar o tempo como um aliado e realizar o que deve ser feito. 

Entenda como ele funciona

A ideia é dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa. Sem dúvida, isso melhora o controle do tempo e deixa as pessoas mais eficientes. Então, para colocar o método de estudo pomodoro em prática, você vai precisar de:

  • Cronômetro para a contagem regressiva;
  • Lista de tarefas.

De acordo com a técnica, ela deve durar em torno de duas horas. Primeiro, estude uma matéria por 25 minutos. Depois, quando acabar esse tempo, pode descansar por cinco minutos. 

O momento de descanso é importante, mesmo que não tenha concluído sua meta. Além disso, durante esses instantes, não faça nada que requer esforço mental. Afinal, a mente precisa se reorganizar e incluir o que foi aprendido. 

Sobre as interrupções

método de estudo pomodoro

Quando precisar fazer uma pausa e ainda estiver dentro do horário, anote. Mesmo se for intervalo causado por si próprio ou por alguma coisa que aconteceu ao redor. Portanto, escreva ao longo da lista de atividades que tiver feito.

Segundo o conselho de Cirillo, essas notas são para medir as pausas. Ou seja, quantas delas aparecem e em quais situações precisa parar a atividade. Além disso, pode servir para descobrir o que te distrai. 

Veja quais pessoas são indicadas para essa técnica

Pessoa indicada para o método de estudo pomodoro

O ideal é que todos que costumam adiar suas tarefas sigam o método de estudo pomodoro. Em especial, estudantes de concurso público, profissionais e vestibulandos.

Acima de tudo, todos aqueles que estão com baixa concentração para estudar. Ainda mais, se for por cansaço ou situações em que a sua mente esteja sem foco. Além disso, é útil para pessoas ansiosas que não conseguem se organizar.  

Importância da técnica

Evitar a procrastinação é essencial para a vida. De acordo com os especialistas, ao encarar uma tarefa difícil ou que não saiba como fazer, as pessoas se sentem desconfortáveis. 

Assim, esse processo é eficaz e funciona como um pontapé inicial. Já que, realizar algo pequeno por um curto período de tempo, é mais fácil. Por isso, a ajuda no foco de uma atividade de cada vez, faz com que você fique menos sobrecarregado.

Passo a passo do método de estudo pomodoro

Pessoa estudando

Caso esteja querendo fazer um concurso público e não saiba como se concentrar, aqui vai algumas dicas: 

  • Veja a duração estimada para estudar a matéria, pode durar um pomodoro ou mais;
  • Trabalhe com os temas na ordem que quiser, ou pelas mais urgentes;
  • Faça os ciclos de 25 minutos e anote quando terminar;
  • Use os últimos dois pomodoros para fazer uma revisão.

Após completar quatro sessões, pode fazer um intervalo mais longo. Então, cerca de 15 a 30 minutos de descanso farão bastante diferença. Mas, se ainda precisa estudar no dia, recomece o processo e prolongue por mais duas horas. 

Sugestões extras

O método de estudo pomodoro pede que planeje suas sessões antes de começá-las. Assim, tire um momento no começo do dia e veja quantos pomodoros cada matéria precisa. 

Com o passar do tempo, terá uma noção de quantos é capaz de completar em um dia. Portanto, o mais importante é ter atenção total e se manter longe de aparelhos. Então, nos intervalos, coma um lanche, se alongue ou vá ao banheiro, se precisar. 

Vantagens de usar o método de estudo pomodoro

Pessoa usando o método de estudo pomdoro

A primeira delas, é que ela é uma técnica adaptável para todos os casos. Ou seja, além do trabalho e estudos, serve para tarefas em casa e para assistir videoaulas. Assim, entre os benefícios estão:

  • Aumento da produtividade;
  • Motivação;
  • Bons resultados.

É interessante lembrar que o período cronometrado, evita distrações durante os estudos. Além disso, o mais importante é o foco no processo e não no resultado, porque, diminui a ansiedade e reduz a vontade de desistir.

Conheça outros benefícios 

De acordo com o tempo indicado para o método de estudo pomodoro, ele é ideal para manter a atenção. Já que, vários estudos comprovam que a concentração humana funciona melhor depois de 20 minutos. Então, com ele, não irá se cansar facilmente.

Melhorar as etapas dos estudos e as pausas podem até evitar dores nas costas. Bem como, a responsabilidade aumenta e incentiva a pessoa, graças aos resultados positivos.  

Aplicativos para ajudar

Caso esteja estudando para um concurso público e queira ajuda para se organizar, há algumas opções:

  • Tomato Timer;
  • Forest;
  • Noisli.

O Forest é para celulares Android, iOS ou navegadores do computador. Nesse sentido, ele é útil para bloquear o uso do celular ou de sites que configurar nele. No entanto, não é para o pomodoro, mas possui um timer de 25 minutos. 

No caso do Noisli, é uma ferramenta para quem tem dificuldade de se concentrar. Então, está disponível para celulares ou sites e permite o ajuste de barulhos de fundo. É ideal para pessoas que gostam de relaxar com fones de ouvidos enquanto estuda. 

Confira outros apps

Pelo Clear Focus, além do simples cronômetro, é possível escolher o que vai estudar. Por exemplo, basta colocar as matérias desejadas para aquele dia. Depois, só iniciar a contagem de minutos e reunir um histórico do que já foi feito.

Com o Focus Keeper, que está disponível para celulares Android e iOS, dá para criar metas. Com isso, dá para acompanhar a produção e monitorar seu dia com os gráficos. 

Melhore de outras formas

O método de estudo pomodoro é muito útil, mas não se limite apenas a ele. Isso porque, existem diversas outras metodologias para serem usadas. Em especial, para utilizar em conjunto ou de maneira isolada com essa técnica.

Apenas continue se estiver fluindo bem na sua produção. Já que, o mais importante é conseguir aprender as matérias que são necessárias. Portanto, procure qualquer forma de manter sua concentração e foco no nível máximo para ter sucesso nos estudos. 

veja também nosso artigo: Como passar em concurso público de prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima