Como estuda direito administrativo: Veja as melhores dicas

Como estudar direito administrativo

Saber como estudar direito administrativo é importante para quem deseja prestar concursos públicos. Porque, isso permite resultados e colocações melhores. Por isso, veja a seguir tudo que precisa saber sobre o assunto e ótimas dicas.

O que é direito administrativo?

Pessoa com duvida sobre como estudar direito administrativo

Ele representa as regras e os princípios a serem seguidos na área. Assim, aplica as leis em busca dos objetivos do Estado. Como, por exemplo, promover o bem-estar, a saúde e a segurança da população.

A Constituição Federal estabelece três funções principais. Portanto, veja a seguir quais são elas e como funcionam:

  1. Legislativa: criar o Direito, regras e princípios;
  2. Judiciária: processar e decidir disputas;
  3. Executiva: tomar providências para realizar os interesses.

Cada uma delas forma uma das três estruturas. Com isso, é possível notar uma correlação existente. Então, analise a seguir como se apresentam dentro da sociedade:

  • Primeira: Poder Legislativo;
  • Segunda: Judiciário;
  • Terceira: Executivo.

Como estudar direito administrativo para concursos

Pessoa estudando direito administrativo

Existem conteúdos comuns em concursos. Por isso, é bom saber quais são e o que fazer para garantir que saiba como estudar direito administrativo. Logo, conheça mais sobre eles.

Licitações e contratos

Há uma preferência pelo tema durante as provas. Assim, é preciso conhecer as leis 8.666, 10.520 e outros diplomas. Porque, isso garante que haja mais chances de ir bem nas avaliações.

Lei de Improbidade Administrativa

A maioria das bancas costuma cobrar a lei 8.429. Mas, ainda existe o fato de que não é algo geral. Ou seja, depende de qual será a responsável pelo concurso no qual está inscrito e pretende fazer.

Atos administrativos

É o segundo mais cobrado entre as provas focadas na área. Com isso, se torna preciso conhecer o conteúdo com propriedade e estar preparado para qualquer tipo de questão.

Administração direta e indireta

Costuma cair em concursos de muitas bancas. Por essa razão, conhecer o conteúdo a fundo pode ser uma boa tática. Já que, costumam ser cobrados em boa parte das provas ligadas a área.

Existem, também, outros conteúdos que merecem atenção. Entre eles, pode-se citar as Leis de poderes e de processos. Também, é possível falar sobre a Responsabilidade civil objetiva.

Como estudar direito administrativo: tópicos frequentes

Pessoa estudando direito administrativo

Alguns tópicos são mais comuns nas provas. Por isso, para saber como estudar direito administrativo, é preciso entender quais são. Então, conheça um pouco mais de cada um deles.

É possível entender que os conteúdos são baseados nas práticas da mesma. Portanto, é preciso ter uma noção sobre cada uma das coisas que a compõem. Porque, apenas assim, a preparação certa é possível.

Poder de política

Corresponde às ações responsáveis por promover os direitos e a lei. Assim, há o equilíbrio entre a liberdade e os deveres. Como pode ocorrer com interdições, vistorias e blitz.

Entender como esse trabalho funciona é preciso. Também, é interessante saber porque o ocorre. Então, ver quais são os conteúdos pode ser eficiente dentro do contexto.

Políticas de fomento

Elas são ações que visam melhorar as condições de um setor ou grupo social. Portanto, é possível notar as mesmas em situações ligadas a um ato em comum. Como, por exemplo:

  • Princípios e Atos administrativos;
  • Administração direta e indireta.

Serviços públicos

Costumam ser as entregas de valor do Estado para a sociedade. Ou seja, a assistência jurídica, da saúde, da educação, da segurança e do transporte. Assim, cada uma segue uma norma diferente, pautada em cinco princípios.

Os princípios do direito administrativo

Pessoa lendo um livro sobre direito administrativo

Ao entender como estudar direito administrativo, é possível notar um padrão. Assim, há os cinco princípios, dispostos pelo caput do art. 37, CF/88. Além disso, são citados na Lei, como pode ver a seguir:

1 – Legalidade

Atende a tudo o que é permitido por lei dentro do âmbito. Então, os atos de administrar devem respeitar os limites legais propostos em norma. Atendendo, assim, à previsão legal e seguindo o planejado.

2 – Impessoalidade

É referente ao dever de ser neutro para os entes e seus membros. Porque, a pessoa não deve confundir quem está por trás da função. Com isso, é contra práticas como nepotismo.

3 – Moralidade

Baseada na ideia de manter a moral e a ética dentro de todo o trabalho. Já que, apenas assim se faz possível manter funcionando de forma correta e justa dentro da área.

4 – Publicidade

Referente ao dever de prestar contas com a sociedade após um tempo. Afinal, é preciso que esse contato ocorra da forma certa. Para que, assim, saibam quais foram os gastos e como ocorreram.

5 – Eficiência

Ligada ao equilíbrio entre meios e fins dos atos do ramo. Portanto, deve haver um cuidado, considerando o antes, durante e o depois. Além disso, o dinheiro também é um fator de análise.

Como estudar direito administrativo para concurso público

Pessoa estudando direito administrativo para concurso público

Manter o foco nos conteúdos é o primeiro passo para bons resultados. Porque, para saber como estudar direito administrativo é preciso conhecer o tema. Assim, se preparando para as possíveis questões.

Cada uma das matérias já citadas estão em concursos públicos. Já que, são os pilares para a formação de bons profissionais na área. Ou seja, ter esse domínio é preciso para se inscrever nos mesmos.

Em qualquer situação, entender sobre o que forma a profissão é o que permite o destaque. Então, não deixe de estudar os seguintes conteúdos:

  • Licitações e contratos;
  • Atos administrativos.

Questões sobre como estudar direito administrativo

Questões de como estudar direito administrativo

Algumas questões cercam o assunto e se deve entender as respostas. Portanto, saiba mais sobre o curso e os concursos que priorizam essa formação.

Existem muitos cursos?

Há uma grande lista de locais que oferecem aulas sobre a área. Por isso, é possível escolher a que mais lhe agrada no preço, grade curricular e corpo docente. Além de poder optar entre o virtual e o presencial. 

Os concursos são muito procurados?

É certo que existe uma grande busca pela formação. Com isso, ocorrem muitas inscrições quando surge um concurso. Porque, é uma chance de sucesso para qualquer pessoa da área.

Livros sobre como estudar direito administrativo

Livro sobre direito administrativo

A última dica sobre como estudar direito administrativo, é sobre dois livros que ajudam no processo. Então, conheça eles e os seus conteúdos. Para que, com isso, possa se preparar ainda mais.

Direito Administrativo

Esse livro de Maia desenvolve os temas da área de forma didática. Assim, mantendo a disciplina atualizada das inovações na legislação. Também, apresentando as correções feitas nos últimos tempos.

Direito Administrativo Brasileiro

O livro de Hely L. Meirelles é considerado um clássico do Direito brasileiro. Já que, é sempre atualizado ao longo das edições. Portanto, pode ser uma opção interessante para quem estuda para concursos.

Ter contato com as obras é um diferencial. Porque, faz com que tenha uma preparação nova em comparação aos outros. Logo, é recomendado que leia as mesmas e tome notas sobre tudo o que importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima