Inglês para concursos: veja algumas dicas para estudo para a prova

Inglês para concursos

Veja como estudar inglês para concursos. Então, para saber o que cairá nas provas e o mais importante na hora de aprender, siga a leitura. Além disso, encontre uma breve explicação sobre algumas regras que costumam cair nos testes.

Como é o inglês para concursos?

Inglês para concursos

A maior parte dessa cobrança é voltada para a compreensão e a interpretação de texto. Ou seja, a maioria dos itens envolve muita leitura de questões. Bem como, o candidato precisa conhecer o vocabulário básico do idioma.

Muitos editais exigem mais com relação a morfologia e semântica. Por exemplo, as opções mais importantes são: 

  • Adjetivos;
  • Pronomes;
  • Regras de construção;
  • Sufixos e prefixos;
  • Tempos verbais.

Tudo o que permite o entendimento básico da língua Inglesa. Além disso, em alguns concursos, o estudante precisa conhecer a classe de palavras. Principalmente, a forma que funcionam dentro da estrutura de uma oração.

Estude Inglês para concursos com a rotina

Livro de inglês

O ato de trazer o idioma para seu dia a dia, pode ser muito útil. Normalmente, ela já está presente e não percebemos, como nas palavras delivery e smartphone. Então, para colocar o idioma em sua rotina, experimente: 

  • Pesquisar letras de músicas;
  • Mudar legendas de filmes ou séries para inglês;
  • Buscar livros e textos para ler.

Grande parte do processo de aprendizagem de uma nova língua, tem a ver com seu costume com ela. Mas, não dispense o estudo da gramática, faça o possível para colocá-lo como prioridade para aprender.

Por que treinar a leitura?

Livros de inglês para concursos

Uma forma de estudar inglês para concursos, é ler muito. Assim, procure textos da área específica do concurso para se adaptar ao vocabulário. Bem como, o formato da escrita e se ficar cansativo, tente formas mais divertidas.

Encontre um livro com um tema que goste, por exemplo. Dessa forma, seu cérebro vai aprender e curtir um momento de lazer. Além disso, se colocar séries ou filmes para ver, não se preocupe em entender o áudio, essa parte não é cobrada.

O que mais aparece nas provas de inglês para concursos?

Prova de inglês

Na intenção de ir bem no teste, leia o edital com atenção. Principalmente, para entender tudo o que é pedido no conteúdo programático. Afinal, as bancas pedem coisas diferentes aos candidatos.

De maneira geral, é preciso ter uma base sólida sobre os assuntos. Então, alguns pontos sempre estarão presentes em tudo, como:

  • Function words and content words (Palavras funcionais e palavras de conteúdo);
  • True and false cognates (Cognatos verdadeiros e falsos);
  • Regular and irregular verbs (Verbos regulares e irregulares);
  • Discourse markers (Marcadores de discurso).

A estrutura das frases na língua inglesa, é igual a do português. Já que, é sujeito, verbo e complementos. Por isso, é mais fácil identificar de maneira rápida os elementos. 

Falsos cognatos

São palavras que soam como as que usamos no idioma português. Mas, tem uma tradução muito diferente do que é conhecido. Por exemplo, o termo ‘actually’, parece soar como um ‘atualmente’.

O termo certo na tradução desta palavra, é o ‘na verdade’. Então, o certo para o ‘atualmente’, seria o ‘currently’, em inglês. Então, por ser confuso, as bancas a usam de pegadinhas. 

Um jeito de não cair nessas brincadeiras, é pesquisar os principais cognatos. Seja os verdadeiros ou falsos, para saber quando a regra de igualdade se aplica. Assim, não vai cair no erro e saberá quando a norma pode ser ignorada.

Verbos irregulares e regulares

Verbos

Na hora de estudar inglês para concursos, essa é uma parte muito importante da gramática. Porque, um verbo muda quando é colocado no passado simples ou do particípio. Então, nos regulares, precisa colocar o ‘ed’ no final da maioria deles e as variações são: 

  • Quando a palavra terminar com ‘E’, adicione o ‘D;
  • Ao terminar com consoante e um ‘Y’, troque ele por ‘ies’.

De acordo com os exemplos, o ‘use’ se torna ‘used’. Ou o ‘play’ que vira ‘played’ no final da substituição. No entanto, os irregulares são mais difíceis, esses verbos não seguem uma regra. Portanto, o único jeito de aprender é lendo, escrevendo e falando.

Content words e function words

Esse é um dos conceitos mais importantes dentro dos estudos de pronúncia de inglês. Nesse sentido, as content words são aquelas palavras que passam significado e informação. Geralmente, quando faladas ou escritas em algo, elas são:

  • Verbos principais;
  • Substantivos;
  • Adjetivos e advérbios.

Isso tudo representa o que alguém quer dizer. Já que, sem elas, seria muito mais difícil de entender o seu sentido. Portanto, elas sustentam todo o significado dentro de uma sentença.

Veja sobre as function words

Nesse caso, são aquelas que ajudam a ligar informações importantes. Ou seja, deixam as frases corretas de acordo com a gramática. Então, se deixadas fora delas, ainda pode ser entendido, já que nem sempre são para passar a ideia central do que foi dito. 

Pronomes, conjunções, preposições e verbos auxiliares são essas function words. Ainda mais, muitas vezes elas são ditas em frases de modo rápido e fraco, então não são percebidas. Assim, no inglês para concursos, é essencial saber sobre isso. 

Inglês para concurso no conteúdo programático

Inglês para concursos

A disciplina de Língua Inglesa é exigida para todos os cargos, sejam eles de nível médio ou de ensino superior. Assim, o conteúdo programático da disciplina, previsto no edital é: 

  • Compreensão de texto;
  • Análise e síntese;
  • Falsos cognatos;
  • Elementos de coesão;
  • Tempos e modos verbais.

Procure por simulados para testar seus conhecimentos. Ainda mais, que uma técnica infalível de aprendizagem é a repetição. Então, responder às questões é um ótimo jeito de gravar o conteúdo.

Veja como funcionam algumas questões

São feitas muitas citações em parágrafos ou linhas em que se encontra a resposta. Assim, não perca tempo procurando pelo texto inteiro. No entanto, outra parte das perguntas querem saber como se expressa uma ideia ou significado de palavras.

Expressões idiomáticas fazem parte de um assunto comum em testes. Tratam-se de frases usadas em situações informais. Ou seja, apresentam sentidos diferentes quando são traduzidas de forma literal. 

Os modos verbais são iguais aos que têm no português. Então, são variações do verbo e que mudam de acordo com o momento e ação. Mas, no inglês, possui uma quantidade menor deles e algumas vezes, fica na sua forma original ao ser conjugado.

Dicas para aprender inglês para concursos

Inglês para concursos

Aprender o vocabulário é o mais importante de tudo. Já que, essa parte é essencial para traduzir as questões, mesmo sem entender a gramática. Além disso, tente ir pelas palavras mais usadas como o ‘this’, ‘people’, ‘water’, ‘way’ e muitas outras. 

Existem aplicativos como o Duolingo, LinguaLeo, Memrise para estudar o seu inglês para concursos. Mas, se preferir, cursos básicos em locais próximos a sua casa são uma grande ajuda. 

Veja também o nosso artigo: Aprenda como estudar para passar em concursos públicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima